<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d14753032\x26blogName\x3dGuerra+de+Palavras\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://guerradepalavras.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://guerradepalavras.blogspot.com/\x26vt\x3d-5152267418779774469', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

quinta-feira, abril 19, 2007


Saudade?

Detesto tanto a palavra como o sentimento que se lhe associa. Não, detesto mais o sentimento.
Mas para que raio é que serve isso? Eu preferia ser imune à saudade.
É que, ainda por cima, nós temos saudades de tudo! Há lá coisa mais estúpida de ter saudades de ser bebé? Não. Mas muitos de nós sentem. Saudades de ter toda a gente a olhar, de boca aberta, deslumbrada com tanta doçura independentemente do cheiro da fralda.
Saudades da infância. Mas porque é que sentimos saudades da nossa infância? Também tínhamos os nossos problemas! Escolher o rebuçado vermelho ou o azul pode
ser um verdadeiro dilema quando se tem 7 anos! E escolher a quem dar as mãos no recreio? Ui!
Mas pronto. Não posso dizer que sinta saudades do meu primeiro beijo a sério nem do primeiro namorado, nem da mudança de escola. Foi tudo para esquecer. Foi tudo tão intenso e estúpid
o que é melhor pôr na gaveta.
Para além de um sentimento estúpido (prefiro a nostalgia) tornou-se uma coisa banal de se dizer. Fica bem, querido, amoroso...

Sentimo
s saudades de animais, pessoas, objectos, cheiros, caminhos/trilhos e sentimentos.
Eu sinto saudades da minha capacidade de não sentir saudades de nenhuma destas
coisas.
Saudades? Não, obrigada. Detesto saudades.


:

  • Meu amor, essa flor,
    Que parece olhar o céu azul sem fim,
    Tem um nome que gostamos de dizer
    E esse nome trago sempre junto a mim.

    Essa flor, meu amor,
    Tem assim todo o encanto da ilusão,
    Que ao vê-la com a frescura da aguarela
    Assim bela e tão pura faz bater o coração.

    Saudade
    Tens tal singeleza.
    Pois a natureza, que deu esse nome de tanta beleza.
    Saudade,
    Florinha mimosa,
    Mais bela que a rosa, saudade florida do amor e da vida

    Essa luz, que seduz,
    Ao espraiar-se numa noite de luar.
    Dá-te um mundo de mistério e de cor
    Que é no fundo a saudade a rebrilhar

    És assim, para mim,
    Um poema cheio de cor e sedução
    Pois ao vê-la com a frescura da aguarela
    Assim bela e tão pura faz bater o coração.

    Saudade, Saudade.


    Desconheço o autor, mas já toco isto à tanto tempo que aprendi a perceber a letra. Não te faças de esquisita!
    Saudades temos todos.
    É uma palavra só nossa :)

    By Blogger João, at 19/4/07 04:00  

  • Eu ia comentar, mas depois de ler os versos do eremita fiquei parva...sim, ok, mais ainda...
    Sim, saudades de quando éramos crianças e só queríamos ser gente grande...Saudades dos 4 meses de férias no Verão...saudades de jogar à bola com os amigos, de andar de pé descalço e sentir o chão quente da rua em plena madrugada de verão, saudades de levar animais mortos para dentro de casa com a esperança de os conseguir ressuscitar, sim eu levava animais mortos para dentro casa, inclusive ratos...:D
    Saudades de muita coisa, mas se as saudades não existissem, nós não teríamos a capacidade de relembrar, não só o que foi mau, mas o mais importante, tudo o que foi bom. Concluindo, beta, saudades é bom, não é é sinónimo de coisa ruim...

    By Anonymous Anónimo, at 19/4/07 14:32  

  • Beta, se sentimos saudades é sinal de que aquilo que vivemos foi realmente bom para nós. Caso contrário, as saudades não se sentem. Duro mesmo, é a dor de pensar nas coisas más, pois essas não trazem saudades!
    Fica bem

    By Anonymous Anónimo, at 19/4/07 20:30  

  • Saudades nunca foram más. O que é mau é não puder viajar no tempo para reviver aquilo de que temos saudades, por isso eu digo:
    - Para quando a máquina do tempo? Eu quero uma! Uma portátil de preferência, ou até quem sabe incluída num telemóvel (já faltou mais hehehe).

    By Blogger B, at 19/4/07 20:33  

  • Apoio e assino por baixo!

    By Blogger Tyler, at 19/4/07 21:56  

  • quem não sente saudades de qualquer coisa por mais simples que seja não é humano...faz parte do ser

    Bjokas e bom fim semana

    By Blogger Enfim..., at 20/4/07 23:44  

  • E quando se sentem sudadades de um passado que ainda não existiu, quando imaginamos um futuro próximo?

    By Blogger Sr. Jeremias, at 21/4/07 00:06  

  • Hey!

    O local não é o apropriado, mas ca vai:

    Se me quiseres continuar a ler, manda mail pa messengermail.do.dive@gmail.com, que eu mando-te um convite.

    beijinhos, dive

    By Blogger Dive, at 22/4/07 03:20  

  • Eremita: :) Gostei! E eu não sou me estou a fazer esquisita, eu sou meio estranha, lembraste?

    Rosa: Era precisamente esse ponto que eu queria frisar. O que eu gostava era de me lembrar sem sentir saudades... ;)

    Anónimo: Mas as saudades podem tornar-se duras experiências.. Não se costuma dizer que o que é bom acaba rápido? :/

    B: :) quando souberes, avisa!

    Tyler: Parabéns! só tu concordas comigo.. ;)

    Enfim: Esse é o problema, é que todos as sentimos.. e eu não queria.. :)

    Dumb: Isso, por vezes, traz desilusões...

    Dive: okapa :)

    By Blogger bEtA, at 23/4/07 19:11  

  • Saudades? É um sentimento único, com o factor de ser exclusivamente português, e não ter um a tradução à altura. Não é só sentir falta, é ter dor da lembrança, e sentir "saudade do futuro", isto é, haver um desejo de possuir essa lembrança no presente e projectá-lo no futuro. Tudo rima com a alma lusitana. Onde quero chegar com isto?
    Não sei: mas sentir saudades é bom, eu gosto do sentimento nostalgico, que é recordar mas a saudade é mais que isso, é mágico, faz-me flutuar em pensamentos.
    gostei do blog.

    By Blogger Luís Leite, at 1/5/07 23:05  

  • E eu gostei do comment :)

    By Blogger bEtA, at 1/5/07 23:38  

Comentar

<< Voltar