<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d14753032\x26blogName\x3dGuerra+de+Palavras\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://guerradepalavras.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://guerradepalavras.blogspot.com/\x26vt\x3d-5152267418779774469', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

domingo, janeiro 08, 2006


Argh!!!!!

Quando vi o filme Delfim e assisti a uma cena um bocado chocante pensei neste tema… Mas como eu tenho tendência a tentar esquecer o que me afecta, nunca mais voltei a pensar nisso… Mas agora que estou a ler o livro no qual o filme foi inspirado, Delfim, de José Cardoso Pires, o assunto veio à tona outra vez e vou dar a minha opinião sobre a caça.
O livro que mencionei retracta os “ilustres” ricos rurais, no tempo de Salazar... Com aquela mentalidade triste… Bem… O facto é que, nessa época, todos eles caçavam…
Esta questão da caça afecta-me particularmente a mim, filha de pai caçador… Odiava quando o meu pai reunia alguns amigos e levava o meu Fiel (perdigueiro, infelizmente) … Saía no sábado de manhã e só voltava no domingo à noite com os seus coelhos e outras “peças” de caça, era o nome que lhes dava… Nunca gostei que ele o fizesse e ele sempre o soube… Quando lho disse abertamente respondeu-me que caçava porque gostava, porque o convívio era óptimo, porque a emoção de passar noites no mato a andar de um lado para o outro a tentar encontrar boas “peças” lhe dava ânimo… Fiquei triste e perguntei se ele não pensava nos animais que matava só para se divertir… A resposta foi um simples sorriso e: “ eu já sou muito velho para pensar nisso…”. A conversa acabou por aqui… Eu ainda era muito nova e ele nunca me dava ouvidos…
Como já deu para perceber, sou totalmente contra esta prática… Quando falamos neste assunto, os defensores da caça argumentam que vão comer o que estiveram a caçar, e eu pergunto: “E depois??!!!”. Mas que diferença é que isso faz? Estiveste a matar para sobreviveres? Ou seja, se não tivesses caçado esse animal, não comias? Pois é… As pessoas ainda não percebem que não é pelo “fim” que dão ao animal que vão justificar o facto de o terem morto… É pelo divertimento que têm ao fazê-lo que deviam ter vergonha…
É uma prática tão primitiva…..argh!!!! Porque não ir à loja???? Não… Vamos passar um bom bocado a matar animais e depois comemo-los, boa? Vamos brincar aos Neandertais!
E esta a minha opinião sobre a caça e os caçadores… e tenho muita pena por ter convivido com esta prática tão de perto :/

:

  • Oh..

    eu sei o que isso é..
    Também sou filho de um caçador.

    E também tenho cães!! Os meus são fixes :P

    Dar uns tiritos contra um pobre animal indefeso ainda é naquela.. agora levantarem-se às 5 da manhã, no Inverno, frio e a chover, para ir para o meio do mato.. é que me mete um bocado de impressão :S

    By Blogger João, at 9/1/06 04:05  

  • Betinha,

    Axas que é preferivel ir ao supermercado comprar a peça de carne do que andar aos tiros, a minha opinião pessoal é que não há nada de mal em andar a caçar, desde que seja para consumo proprio, divertem-se a fazer isso, que assim seja, vês a ideia de caça como algo mau, mas coloca-te na pele de um coelho por exemplo e diz-me o que gostarias mais, se viver em cativeiro toda a vida e sofrer as barbaridades que se sofrem nos matadores para depois ser possível ao srs. consumidores irem simplesmente buscar uma embalagem ou viveres uma vida em liberdade até ao dia em que um caçador te apanha para consumo próprio a fazer uma coisa que por acaso gosta de fazer?

    Beijokas

    By Anonymous Anónimo, at 9/1/06 14:43  

  • Eremita: Lol! relmente isso tb é o mais me faz impressão... :p
    ei! e o meu querido Fiel era do best!! :D

    Sérgio: tu gostas de ser do contra hein?? mas eu deixo ;)
    Então vamos fazer uma coisa: vamos acabar com os matadouros todos e vamos andar todos à caça de espingarda na mão...... em prol dos animais!!! Não me parece.... Em primeiro lugar e acima de tudo, se eu fosse um coelho, não gostava que alguém me matasse para se divertir. Não sei porquê mas a ideia de andarem atrás de mim com uma espingarda a tentarem acerta-me e a rirem-se não me parece muito agradável... Em segundo lugar, os matadouros são sítios próprios para se fazer isso... são sítios especializados que (embora nem sempre seja assim)têm o dever( e está na lei) de diminuir ao máximo o sofrimento do animal. Por isso, não concordo com esta prática... há muitas coisas que não funcionam como deveriam.. mas não é por isso que posso fazer o que me apetece.... em prol do animal, claro! aliás... se é para bem deles dar-lhes um tiro... e se ainda por cima nos podemos divertir a fazê-lo... pk não??? eu era capaz de dar 1000 razões para não o fazer.....

    By Blogger bEtA, at 10/1/06 18:41  

  • oi miguinha,

    É verdade que sou do contra, acredito que não seja mt agradavel ter alguém atrás de nós com uma espingarda e que existem os matadouros que são sitios especializados para o efeito, é bonito de se dizer mas não de se ver, eu infelizmente já vi um matadouro a trabalhar e só para te dar assim uma imagem de algo que vi imagina aqueles camiões de transportes de animais que tem 3 níveis para colocar animais, posso-te dizes que eles nao colocam escadas para os animais descerem, agora imagina o que os animais sentem, por morrerem nesses "Matadores Especializados",

    Beijokas

    By Anonymous Anónimo, at 11/1/06 12:10  

Comentar

<< Voltar