<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d14753032\x26blogName\x3dGuerra+de+Palavras\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://guerradepalavras.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://guerradepalavras.blogspot.com/\x26vt\x3d-5152267418779774469', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

quarta-feira, dezembro 21, 2005


E para quando o sindicato das formigas??

A pedido do morph (:p) vou fazer um post “filosófico” que exprime a minha opinião sobre um assunto delicado…
Vou comentar uma notícia que vi na reportagem Sic, do jornal da noite do sábado passado.
Essa notícia dava a conhecer Ana Lopes, a presidente do movimento sindical, denominado “Trabalhadores do sexo uni-vos!”. Este movimento tem como objectivo defender os direitos dos “profissionais do sexo” (bonito eufemismo usado pelos intervenientes…). Como profissionais do sexo também foram consideradas as strippers, os proprietários das casas de alterne, etc., mas, na reportagem, foi a profissão de prostituta que mais focaram, e eu vou fazer o mesmo.
Em primeiro lugar, e por mais “square” e antiquado que possa parecer… vou já dizer que para mim isto é ridículo! Ora reflictamos sobre esta questão… mas reflictamos seriamente…. Agora que já o fizeram… não vos dá vontade de rir?
Então eu digo-vos o que pensei…
Basicamente, o meu pensamento fundamentou-se em quatro etapas:
1ª Etapa: Um sindicato serve para defender os direitos… 2ª Etapa: Defender os direitos das prostitutas… 3ª Etapa: Mas as prostitutas, ao escolherem essa profissão, estão a infringir a lei… 4ª e última etapa: E devemos defender quem infringe a lei?

E pronto… foi aqui que me comecei a rir…

Resumindo o pensamento: se a prostituição é ilegal, devemos defender os direitos de quem a pratica? Devemos defender os direitos de quem quer que seja, que resolve enveredar pelo ilícito?
O argumento do sindicato é que todos temos direitos… e eu concordo! Mas é nas nossas acções, nas escolhas que fazemos, que se decide abdicar de alguns deles! E ninguém pensa em criar um sindicato para os assassinos? Para os ladrões? E por que não para os violadores? Porquê? Se todos temos direitos iguais…
Vamos! Vamos todos lutar por melhores condições para a prática da prostituição! Afinal, elas também têm direitos… coitadinhas… que vida tão má que levam… e se fossem lavar escadas? Não… isso não seria digno (!!!). Realmente… Estou cheia de pena…
E esta é a minha opinião nua e crua!
E claro... gostaria de fazer aqui uma ressalva… é verdade que nem todas as prostitutas escolhem esta profissão… por vezes, são enganadas, exploradas e levadas para esse mundo. Essa também é uma realidade… E é uma realidade cruel que todos gostaríamos de mudar…
Mas não comparemos a quantidade das que são obrigadas com a quantidade de pessoas que escolhem ter essa vida!
Desculpem a franqueza das palavras e espero não ter ferido a susceptibilidade da minha querida formiga mais velhota! Sei lá no que andas metida!! :p

:

  • o facto de ser ilegal é uma boa questão. bem que podia deixar de ser. é assim como o aborto, que é ilegal mas que se calhar nem devia ser... ;) enfim, mas são opiniões. o que eu acho é que não é por não concordarmos com a prática de uma profissão que ela deixa de existir e, portanto, deve existir regulamentada, controlada e, sim, com direitos. :)

    By Anonymous Anónimo, at 22/12/05 01:59  

  • Olá Beta!

    Eu não vi a reportagem dos "profissionais do sexo" toda mas vi grande parte e é engraçado que também fiquei a pensar nalgumas questões que foram levantadas. Dei por mim a pensar se será legítimo os prostitutos e as prostitutas serem apoiados. Se consideramos a prostituição ilegal parece-me lógico que não a podemos promover/aceitar/apoiar. Mas se bem me recordo do que vi na reportagem, existe apenas um movimento sindical que pretende mudar a lei (ou seja, legalizar a prostituição como aconteceu na Holanda) para poder criar um sindicato e assim defender os interesses das pessoas para que elas não fiquem isoladas da sociedade, desamparadas sujeitas aos perigos que nós bem sabemos, etc, etc. E se possam elas mesmas unir e defender os seus direitos como seres humanos. Quem sabe assim, um dia, no caso de quererem e/ou poderem, vão ter mais facilidade em mudar de actividade e sentir-se-ão mais enquadradas. Francisco

    By Anonymous Anónimo, at 22/12/05 02:14  

  • isilwen: olá!fico contente por teres aparecido por aqui:)
    Não sei se tiveste oportunidade para ver um post que fiz logo no início, em que falava das diferenças entre pornografia e prostituição e que levantava a questão da legalidade..quanto ao aborto, concordo contigo a 200%!;)já com a prostituição...penso que não é por uma prática decorrer com ou sem o nosso consentimento que a devemos legalizar..e ,assim, penso que não, não deve existir. :)

    Francisco: olá! obrigada pelo teu comment;)
    Pois..esse movimento sindical não pretende só interferir na lei para que legalizem a prostituição...pretende agir e apoiar essa profissão nos países que conseguir, estando ou não a prostituição legalizada no país em causa, e devo confessar que o meu post se baseou no caso português em que efectivamente ainda é ilegal...a maior parte das pessoas escolhem esta profissão... escolhem estar à margem da sociedade...por isso não as consigo ver como vítimas a precisarem de apoio..mas sim.. como disse anteriormente todos temos direitos..mas deveres também..aliás.. ser cidadão é cumprir com os deveres e receber direitos que nos são devidos..diria que no caso da prostituição, o facto de não receberem os direitos que lhes são devidos provém do facto de não cumprirem com os seus deveres...

    By Blogger bEtA, at 22/12/05 11:21  

  • Bem.. eu gostava de poder discordar de ti, Beta.
    Apetecia-me inundar já isto com as minhas divagações e teorias sempre do contra..
    Mas.. concordo com tudo o que disseste :/

    E só um à parte: Prostituição Legalizada? Só em sítios próprios e dignos para isso. Com toda a Higiene, Sigilo e Privacidade quer para o cliente, quer para a (ou "o") profissional da "coisa..".
    E já agora, recibos e facturas para tudo isso!

    De resto.. estou plenamente de acordo contigo.

    Beijo e Bom Ano*

    By Blogger João, at 27/12/05 22:51  

  • eu axu eh k há mta gente com sede de protagonismo.. se n fosse assim ninguém ouvia falar na ana lopes.. tb me faz mta confusão ouvir falar em profissionais do sexo, pelo menos referindo-se a estas "ocupações".. se se tratasse de ginecologistas ou urologistas, ateh concordava que s falasse de profissionais do sexo, mas assim n faz muito sentido...

    n compreendo este tipo de "profissões", mas ateh percebo que se queiram unir para fazer face aos perigos que conscientemente escolhem enfrentar... tal como diz a respeitada autora deste blog, algumas não podem escolher, essas sim precisam de ajuda, mas são muitas as que escolhem este mundo por este ser rentável e porque até nem dá assim muito trabalho... qq dia dão em exigir o subsídio de risco......

    (afinal sao mais k 2as...)

    By Anonymous Anónimo, at 28/12/05 00:42  

  • Eremita: então gostas de contrariar... :p
    é pena que não se pense mais nestes assuntos importantes mas enfim..
    ps: prostituição com toda a higiene ainda está muito longe... :s pode ser k um dia... talvez... em Portugal duvido que aconteça mas podemos sempre continuar a sonhar com um mundo melhor =)
    beijinho

    Morph: Pois é... as pessoas não gostam de ser frontais e preferem usar eufemismos..
    quanto ao subsídio de risco... eu não me admirava...os xulos costumam ser violentos... e elas ficam sem dentes... se bem k isso pode favorecê-las no desempenho da sua profissão...LOL.. por isso não sei... se dói, também atrai + clientes... é um dilema delas!! hihihi! tou a ser mazinha... ou frontal? pessoalmente nao gosto muito de eufemismos :p
    por último... quanto às formigas.. k dizes não serem só duas... é verdade, eu também gosto de ser do contra como o Eremita mas tenho de dar a mão à palmatória :p
    é óptimo ver as minhas formiguinhas tão participativas =))

    Pessoal: formiguinhas no bom sentido,ok? :p
    é um nome carinhoso;)

    By Blogger bEtA, at 29/12/05 01:15  

  • lol n tahs a ser frontal, tahs mm eh a ser mazinha!
    um dos maiores problemas dessa "área de negócio" é precisamente os xulos! e jah agora, nc consegui perceber.... uns dizem que elas vendem o corpo, outros que prestam um serviço... se tivessem a vender o corpo, rapidamente esgotariam o stock por isso parece.me q prestam um serviço... e onde é que entram os xulos? custa.me um bocado a perceber qual o papel deles nesta prestação de serviços...

    By Anonymous Anónimo, at 29/12/05 01:31  

  • He lá! Tou a ver que vou ter que começar a falar em prostituição no meu blog para aquilo animar.. :P

    Acho que vou arrendar lá um cantito mais escuro! xD

    morph: gostei do raciocinio do vender corpo/serviço lol

    Bem.. siga a discussão. É isto que dá vida aos blogs :)

    **

    By Blogger João, at 29/12/05 02:29  

  • Morph: esse problema não parece ser muito grave porque as mulheres continuam a enveredar por esse caminho... devia fazer com que se afastassem mas infelizmente não é isso k acontece... enfim.. pois... a tua questão é pertinente.. mas eu não tenho resposta para ela :/
    a ideia é k o xulo "empresta" a prostituta em troca de dinheiro... afinal não é tão mau.. não vende o corpo.. só o empresta! :p
    é um mundo muito complicado este...

    Eremita: lol! pah.. olha k não é bem assim! no meu segundo post até de pornografia falei para ver se formava um carreiro de formigas só para o meu blog :p lol
    vê lá ao k eu cheguei... pois é!
    olha.. dou-te uma ideia pa animares o teu: até k ponto acreditam k a maior parte das strippers não pratica também prostituição? todos sabemos k são coisas distintas.. mas os casos são muitos.. :s
    afinal... (kuase)tudo o k remete para gajas nuas traz interesse :D

    By Blogger bEtA, at 29/12/05 02:54  

  • É so para dizer..

    .. que fui o primeiro a comentar em 2006 !!


    tralalala.. :P

    *

    By Blogger João, at 1/1/06 16:54  

  • Ia comentar agora este assunto e já vi que a "isilwen" se adiantou, mas concordo plenamente com ela, é verdade que a prostituição é ilegal, mas o aborto dentro de certos parâmetros também é ilegal e aceita-se que dentro de certos limites seja praticado.
    Para mim a pratica de prostituição também deve ser legalizada dentro de certos limites, por forma a garantir que exista alguma protecção para as mulheres que a exercem, talvez se fossem criadas casas profissionais elas estivessem mais seguras, por sua vez as mulheres que exercem obrigadas pelos xulos ao fazerem queixa dessa situação deveria levar os xulos a serem presos por uma pena ligeira de 150 anos a levarem no ??

    PS- QUERO ESCLARECER QUE NÃO APOIO A PROSTITUIÇÃO, MAS ACHO QUE POR OPÇÃO PRÓPRIA AS MULHERES DEVEM SER LIVRES DE FAZEREM O QUE QUEREM

    By Anonymous Anónimo, at 3/1/06 16:48  

  • Sérgio: já não te via por aki há muito tempo :p
    Tal como disse antes, eu não ponho em causa o facto da prostituição ser legalizada ou não...noutro post referi que considero a pornografia e a prostituição coisas iguais, e que se uma é legal a outra tb o deve ser...disse que ou eram as duas legais ou ilegais... agora, neste post, falo tendo em conta a nossa lei.. e na nossa lei, é ilegal. e como prática ilegal não deve ser apoiada, percebes o que quero dizer? e gostei do teu ps. =) pegando na última parte, ela podem fazer o que querem, e fazem! mas não esperem que, se o que querem fazer é ilegal, tenham alguém que as defenda e apoie...
    Obrigada pela tua opinião=)

    By Blogger bEtA, at 3/1/06 16:57  

  • Betinha,

    Amor da vida do outro, hehehe,

    De coisas ilegais que passam a ser legais e vice-versa está o mundo cheio. para ser legalizado tem de ser apoiado, por isso legaliza-se e depois apoia-se, hehehe, confuso eu sei,

    beijokas

    By Anonymous Anónimo, at 3/1/06 17:04  

  • sérgio: Desculpa discordar neste tema, mas eu seria incapaz de apoiar a prostituição... num aspecto concordo mais ou menos contigo: temos de apoiar se achamos que está mal.. mas p.ex: o aborto é ilegal (infelizmente), há muitas pessoas que o apoiam... e que preferiam que fosse legal... mas há algum sindicato que apoie e defenda as pessoas que são julgadas por terem abortado?? ps: se há, não sei mesmo, desculpa a ignorância...lol
    Outra coisa que gostava de dizer..eu nunca apoiaria a prática e a legalização da prostituição porque considero uma prática humilhante... para quem requer o "serviço" que tem de pagar para ter sexo com uma pessoa que nunca viu na vida, como para quem presta o serviço que se humilha e o presta a quem quer que seja que o requisite! Por achar uma prática desumana não posso concordar com ela...admira-me que os sindicatos que estão tão preocupados com as prostitutas não achem que elas devam deixar aquela vida... uma vida humilhante..penso que seja o adjectivo que melhor define esta prática..

    By Blogger bEtA, at 3/1/06 17:13  

  • Betinha,
    estás a esquecer-te de umas coisas ponto 1 quem procura esses serviços "humilha-se" por opção própria
    Ponto 2 quem vende por opção "humilha-se" por que quer
    Ponto 3 as mulheres que vendem por opção, a maioria delas não pensa em outra alternativa de vida
    ponto 4 ilegal ou legal nunca irá deixar de existir
    ponto 5 se nunca ira deixar de existir pq não legalizar e criar locais proprios em vez de se ver por todo o lado

    Aguardo resposta

    By Anonymous Anónimo, at 3/1/06 17:22  

  • lol! realmente! eu tenho um duelo no meu blog!k emocionante!hehehe
    Ao ver o teu ponto 1 e 2 vejo que o argumento é o mesmo: se a vontade é deles, vams deixá-los continuar... eu não podia discordar mais... não querendo comparar a prostituição com homicídio, mas pegando no ponto da vontade própria... se os homicidas matam porque eles querem, vamos deixá-los? é por opção própria.. é ilegal...
    quanto ao ponto 3... não pensam noutras alternativas porque é mais fácil!! então porque é que o sindicato não lhes propõe outras alternativas? porque não se preocupa com isso??
    no ponto 4... esta é a justificação menos plausível que me deste...:p
    não é por uma prática nunca deixar de existir que a devemos legalizar... a maior parte dos actos ilegais também não vão deixar de existir e não é por isso que os legalizamos... isso é conformismo e é o pior mal de qualquer sociedade...
    por último: e porque não tomar medidas para diminuir esta prática? porque não pensar em pelo menos diminui-la?? porque estamos numa sociedade conformista.... se já existe... não me vou sequer dar ao trabalho de tentar mudar a situação...
    =)

    By Blogger bEtA, at 3/1/06 17:34  

  • Miga tens razão em tudo o que disseste e concordo contigo mas axo que de certa forma entraste em contra-senso na questão, por um lado axas que as mulheres devem ser livres de fazerem o que querem, mas por outro lado axas que se deve fazer algo para elas mudarem de profissão ou seja de deixarem de ser livres de escolherem o que são pq o querem ser, e se existir uma opção, ai vai aparecer um problema que se chama vencimento,elas ganham milhares de contos, e para fazer contrapartida ao que elas ganham, só se fossem jogadoras de futebol o que sinceramente não tou a ver, hehehe, por outro lado a comparação entre homicidio e prostituição não deveria existir pq homicidio está a cometer sobre alguém, prostituição está a cometer sobre ela própria.
    por fim e quanto à questão de fazer diminui-la, já pensaste que havendo legalização, poderia criar-se um genero de uma rua como existe na holanda em que está centralizado diversos negócios do genero. com a criação desses negócios controlados pelas próprias mulheres, faria com que não tivesse espalhado por todos os lados e que possívelmente diminuisse por haver tanta oferta nesse local (sei que a frase final é um pouco forte mas neste momento estou a falar de um "negócio")

    By Anonymous Anónimo, at 3/1/06 18:09  

  • *clap clap*
    ouvi bons argumentos dos 2 lados, mas real\ elas fazem-no porque querem e porque paga bem... é por isso que não querem saber de limpar vãos de escada, cansa e paga mal. não é mesmo uma alternativa viável... eu concordo que não devemos apoiar algo ilegal e n acho que se deva "esconder" este problema numa rua/zona específica da cidade. não me parece que resolva grande coisa a não ser alguns problemas das prostitutas. O prioritário é e deve ser sempre o bem de uma sociedade e parece-me que este tipo de pessoas (os que prestam o serviço e os que o recebem), nada contribuem para o bem estar da sociedade portuguesa. As pessoas que recorrem a estes serviços até podem contribuir mt no seu dia-a-dia, mas qd têm as calças nos tornozelos, não vejo grande contributo...

    By Anonymous Anónimo, at 3/1/06 21:10  

  • ...e eu exijo a minha medalha de xibék!!!

    By Anonymous Anónimo, at 3/1/06 21:12  

  • Sérgio: Tal como disse, cada um faz o que quer... realmente é verdade... mas isso não quer dizer que eu concorde com as escolhas delas.
    Acabas por me dar razão quando falas no dinheiro que ganham... será correcto legalizarmos uma prática humilhante só porque quem a pratica ganha "rios de dinheiro"? não me parece... e a dignidade? onde é que fica a dignidade dessas pessoas? o que não se faz por dinheiro... independentemente do dinheiro, penso que não é uma boa solução legalizar a prostituição.
    Quanto à comparação de prostituição com homicídio... a meu ver, a prostituição não afecta só a própria prostituta... o homicida comete assassinato contra alguém mas afecta também outras pessoas... os familiares, p.ex... indirectamente mas afecta.. tal como a prostituição afecta a sociedade inteira! Quantos casamentos foram destruídos? quantos filhos, ao descobrirem que os seus pais requisitavam esses serviços, sofreram? etc, etc.... Isto só para dizer que a prostituição não afecta só os intervenientes... temos de pensar nisso...e não legalizar e criar condições para a sua prática sucessiva!
    O sindicato dos "profissionais do sexo" diz que esta é uma profissão normal e que não devia ser escondida ou discriminada..então, se é uma prática tão normal... porquê escondê-la numa rua?? os problemas iriam desaparecer? Disfarçar o problema não o resolve... e quem iria para essa rua? as mesmas pessoas que já estão metidas nesta vida? assim a oferta iria ser a mesma... ou mais pessoas? assim tinhamos acabado por incitar à prática desta actividade e agravaríamos o problema :/
    Pelo menos num ponto concordas comigo: é por opção própria, fazem-no por dinheiro e é humilhante...devemos apoiar??? Penso que não...

    Morph: É verdade! "rasta parta" o meu amigo sérgio que me está a dar luta :p É bom ouvir diferentes opiniões =)
    Quanto à tua, eu concordo com tudo...
    er... a medalha... er...pah... dpx vemos isso tá bem? lol

    ps: obrigada a todos os que fizeram e ainda fazem com que neste post o nome do meu blog faça sentido!!
    *****

    By Blogger bEtA, at 3/1/06 21:54  

  • Betinha,isto vai ser sempre uma faca de dois "legumes", hehehe, tens razão q não se deve apoiar algo ilegal, mas os casamentos não necessitam de casos de prostituição para acabarem,mas o que é valido é que existem dois pontos de vista o delas e o da sociedade em geral, vendo pelo lado delas, caso fosse legalizado iria criar melhores condições para exercerem a sua "profissão", pelo lado da sociedade pura e simplesmente deve-se banir este tipo de profissão. axo que é das coisas que nunca existirá meio termo e das três umas, ou se legaliza, ou se mantem ilegal e toda a gente "fecha" os olhos com até agora se tem passado ou então começa a fiscalizar-se e a punir-se à sería a ilegalidade (coisa que em portugal sinceramente duvido mt uma vez que os politicos apenas se preocupam com o pagamento dos impostos para pagarem os respectivos tachos)

    By Anonymous Anónimo, at 4/1/06 15:31  

  • bom comeco

    By Anonymous Anónimo, at 20/11/09 11:07  

Comentar

<< Voltar